quarta-feira, 4 de março de 2009

Trabalho:Homens queixam-se mais de "pressão" e mulheres de "pouco reconhecimento"

Psicóloga explica como reduzir sofrimento no emprego

O "excesso de pressão" é o principal problema que os homens dizem enfrentar no trabalho, enquanto as mulheres apontam com mais frequência o "pouco reconhecimento", garante a psicóloga Maria Jesus Reyes, autora do livro "Trabalhar sem sofrer".

A psicóloga, com larga experiência na área do trabalho em Espanha e na América Latina, explica que os maiores problemas vividos pelos homens no trabalho são o excesso de pressão, a que se segue a necessidade de reconhecimento e, finalmente, a dificuldade em conciliar a vida profissional e a familiar. Já no que toca às mulheres, costumam referir em primeiro lugar o pouco reconhecimento do seu trabalho, depois a conciliação entre a profissão e a família e, finalmente, a pressão, afirma a psicóloga, com base na sua experiência.

Sem distinção de género surgem depois os problemas com os colegas e, mais especificamente, as questões da inveja, da mentira e da progressão profissional sem ética.

Segundo a psicóloga, ser optimista, não dizer mal dos colegas, definir prioridades, não esticar inutilmente o horário e reservar meia hora por dia para reflectir nos objectivos são "truques" para ser feliz no trabalho e, consequentemente, na vida. Maria Jesus Reyes garante ainda que na maioria das vezes não é uma mudança de trabalho que resolve problemas como "chefes difíceis, colegas agressivos ou muitas horas" passadas no emprego.

Para aproveitar o melhor possível os 2/3 da vida que se passa a trabalhar, a investigadora recomenda "desligar do trabalho" quando se chega a casa. Não o fazer é ter um "bilhete para a infelicidade e [para] contaminar a vida" com essa infelicidade, considera.

Outra recomendação da psicóloga para um trabalho "sem sofrimento" é não responder a provocações e falar directamente com o colega com quem se tem problemas, em vez de andar a comentar com outros.

A produtividade ideal não deve ter mais do que uma jornada de oito horas, considera ainda Maria Jesus Reyes, garantindo que se tal não acontecer é por problemas de gestão ou organização.

Sobre os chefes, a psicóloga acredita que nem sempre são a melhor escolha para o cargo, sublinhando que para mandar bem é necessário ter a "imparcialidade de um juiz e a generosidade de um líder". A psicóloga defende que o importante é cada pessoa desenvolver a sua "melhor versão", usando a inteligência emocional, e viver com optimismo.

A especialista garante também que se pode estar pouco tempo no desemprego. "Em tempo de crise, é muito pouco frequente alguém vir buscar-nos a casa", destaca. Por isso, o melhor é fazer passar a palavra entre a rede de conhecidos e treinar as capacidades de comunicação para provar ao futuro empregador que está na presença do melhor empregado que poderá ter, aconselha.


in: 04.03.2009 - 20h36 Lusa

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