sábado, 12 de setembro de 2009

O Contributo do Portefólio para o Processo de Aprendizagem e Avaliação

O Centro de Competência em TIC da ESE de Santarém está a desenvolver, em parceria com a DGDIC/CRIE, uma peça de software destinada à produção de e-portefólios por alunos portugueses do Ensino Básico. Esta peça de software pode ser testada em e-Portefólios.
O Contributo do Portefólio para o Processo de Aprendizagem e Avaliação - Lisboa
Aconteceu no Auditório do CITEFORMA a 28 de Maio 2009 O CNQF levou a efeito o Seminário Pedagógico “O Contributo do Portefólio para o Processo de Aprendizagem e Avaliação”, no dia 28 de Maio de 2009, no Auditório do CITEFORMA, com o objectivo de sensibilizar os Formadores para as questões do Portefólio no âmbito da sua intervenção pedagógica.

No Resumo de Cidália Marques - ESE - Santarém – Escola Superior de Educação de Santarém - Dita o seguinte:

"Recentemente tem vindo a sentir-se um crescente interesse pela utilização de portefólios digitais, a que não é alheia a diversidade de suportes que comportam (áudio, vídeo, escrita, imagem, documentos digitalizados), a portabilidade que permitem e, em muitos casos, a interoperabilidade dos sistemas que os suportam, deixando de existir o problema do transporte e do armazenamento da informação. Desvantagens como a portabilidade do portefólio e as limitações do suporte papel são ultrapassadas pelo formato digital.Uma das metas para 2010 do programa Ligar Portugal integrado no Plano Tecnológico do Governo é "a generalização do dossier individual electrónico (portefólio) do estudante que termina a escolaridade obrigatória, onde se registarão todos os seus trabalhos mais relevantes, se comprovarão as práticas relevantes adquiridas nos diferentes domínios (artístico, científico, tecnológico, desportivo e outros) e se demonstrará o uso efectivo das tecnologias de informação e comunicação nas diversas disciplinas escolares". Neste contexto o Centro de Competência em TIC da ESE de Santarém desenvolveu, em parceria com a DGDIC/ERTE/PTE, uma peça de software destinada à produção de e-Portefólios por alunos portugueses do Ensino Básico, o RePe repositório de e-Portefólios Educativos."

Informação cedida pelo nosso colega de excelência de TSHT01 Sintra, João Dias Pedro

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Numa sociedade cada vez mais globalizada, turbulenta e deesequilibrada, o tema da responsabilidade social das organizações veio para ficar! Contudo, deve ser desmistificado, porquanto:
• Não é uma moda mas um novo paradigma de gestão;
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• É simples e está ao alcance de qualquer organização; contudo, pode exigir reestruturações e mudança de mentalidades.

De: MiguelSeabra e Jorge Rodrigues
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Nota pessoal:
Li, (na transversal), e retirei bastante informação da qual a minha perspectiva não se tinha debruçado. Exponho aqui por achar que não nos ocupa espaço dar uma vista de olhos sobre o tema.
É um livro "caro" por isso li na fnac.
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