O Contributo do Portefólio para o Processo de Aprendizagem e Avaliação - Lisboa
Aconteceu no Auditório do CITEFORMA a 28 de Maio 2009 O CNQF levou a efeito o Seminário Pedagógico “O Contributo do Portefólio para o Processo de Aprendizagem e Avaliação”, no dia 28 de Maio de 2009, no Auditório do CITEFORMA, com o objectivo de sensibilizar os Formadores para as questões do Portefólio no âmbito da sua intervenção pedagógica.
No Resumo de Cidália Marques - ESE - Santarém – Escola Superior de Educação de Santarém - Dita o seguinte:
"Recentemente tem vindo a sentir-se um crescente interesse pela utilização de portefólios digitais, a que não é alheia a diversidade de suportes que comportam (áudio, vídeo, escrita, imagem, documentos digitalizados), a portabilidade que permitem e, em muitos casos, a interoperabilidade dos sistemas que os suportam, deixando de existir o problema do transporte e do armazenamento da informação. Desvantagens como a portabilidade do portefólio e as limitações do suporte papel são ultrapassadas pelo formato digital.Uma das metas para 2010 do programa Ligar Portugal integrado no Plano Tecnológico do Governo é "a generalização do dossier individual electrónico (portefólio) do estudante que termina a escolaridade obrigatória, onde se registarão todos os seus trabalhos mais relevantes, se comprovarão as práticas relevantes adquiridas nos diferentes domínios (artístico, científico, tecnológico, desportivo e outros) e se demonstrará o uso efectivo das tecnologias de informação e comunicação nas diversas disciplinas escolares". Neste contexto o Centro de Competência em TIC da ESE de Santarém desenvolveu, em parceria com a DGDIC/ERTE/PTE, uma peça de software destinada à produção de e-Portefólios por alunos portugueses do Ensino Básico, o RePe repositório de e-Portefólios Educativos."
Informação cedida pelo nosso colega de excelência de TSHT01 Sintra, João Dias Pedro
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comenta, Critica, Sugere e Partilha.