Não é um livro fora de série, nem sequer está especialmente bem escrito. A sua leitura não diverte, nem se aprende nada de novo. No entanto, faz-nos reflectir e, aí, está parte do seu valor. O livro é diferente por ter uma linguagem muito acessível; qualquer leitor compreende a mensagem e facilmente se revê nos personagens. Por outro lado, o facto de ter 40 páginas torna-o muito rápido de ler. A sua grande vantagem é o alcance, razão pela qual é oferecido por muitos gestores às suas equipas.
Quanto ao texto propriamente dito, não é mais do que uma parábola sobre a mudança. E são os personagens - duendes e ratos - que passam as seguintes ideias: A MUDANÇA ACONTECE, QUER SE QUEIRA QUER NÃO; OU DOMINAMOS O PROCESSO DE MUDANÇA E NOS ADAPTAMOS, OU FICAMOS PARA TRÁS; HÁ SEMPRE UMA RECOMPENSA PARA UM ESFORÇO DIRIGIDO; E É IMPORTANTE ESTAR ATENTO AOS SINAIS E NÃO ENTRAR EM NEGAÇÃO.
É um livro interessante para ler de tempos a tempos, como exercício de "check-up". Dizer mais que isto, parece-me um exagero.
Autor: Spencer Johnson
Editora e Data: Pergaminho (Portugal) - Original 1998, Putnam's Sons
Frase: "Esse foi o Queijo de ontem. É hora de procurar o Novo Queijo"
Palavras Chave: "Mudança"; "Crenças"; "Procura"; "Consciência"; "Medo"
Preço: 12€
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comenta, Critica, Sugere e Partilha.