A décima primeira edição do Manual de Higiene e Segurança do Trabalho surge 21 anos após a publicação da primeira, em 1989. Assim, e para continuar a ser uma obra de referência no panorama nacional, esta nova edição resulta de uma extensa revisão ao nível gráfico e, sobretudo, ao nível dos conteúdos, designadamente no que respeita a aspectos técnicos e à legislação e normalização nacionais.
O panorama da Higiene e Segurança do Trabalho (HST), ou, numa óptica mais abrangente, da Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho (SHST), sofreu alterações significativas ao longo destes anos, tendo muitas delas ocorrido em 2009.
Entre as várias mudanças deve destacar-se a criação de um duplo perfil profissional de técnico e de técnico superior de Segurança e Higiene do Trabalho. De referir também a criação da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), que veio agregar, de novo, a área inspectiva, cometida à Inspecção-Geral do Trabalho, e a área técnica da Prevenção - então sob a alçada do extinto Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - passando também a agregar as funções do Programa e do Conselho para a Prevenção e Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil.
--//--
A minha escolha pessoal.
"Finalmente" a actualização que todos esperavamos.
Caro Alberto Sérgio Miguel,
Obrigada por toda a sua dedicação à Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.
Magda Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comenta, Critica, Sugere e Partilha.