quarta-feira, 31 de março de 2010

Relembrar a Cultura de Segurança

Ao contrário da realidade à um século atrás, o objectivo hoje dos técnicos de segurança é garantir uma qualidade de vida aos trabalhadores de forma a que estes terminem cada jornada de trabalho sãos e salvos.

Pretendemos, assim, contribuir para a melhoria das condições de trabalho, criando uma ferramenta que possibilite aos trabalhadores, a identificação de perigos e/ou de situações perigosas, desenvolvendo desta forma uma cultura de segurança e, assim, transformar cada local de trabalho num Lugar Seguro, tanto para estes como para todos os que nele trabalhem.

Para relembrar o que nunca é demais:
 
Protecção da Cabeça
Diversas características, obrigatórias e opcionais, a que devem obedecer os dispositivos para protecção da cabeça e respectivos critérios de selecção.

Protecção Auditiva
Diversos protectores auditivos existentes, mediante critérios que devem ser considerados na selecção de protectores auditivos.

Protecção de Olhos e Face
Equipamentos de protecção de olhos e/ou face mediante critérios de selecção e regras de manutenção.

Protecção das Vias Respiratórias
Equipamentos de protecção individual das vias respiratórias mediante critérios de selecção e utilização.

Protecção de Mãos e Braços
Diversos equipamentos de protecção individual de mãos e braços mediante critérios de selecção e utilização.

Protecção de Pés e Pernas
Equipamento de protecção individual de pés e pernas mediante critérios de selecção e utilização.

Protecção do Corpo
Diversos equipamentos de protecção individual utilizados para a protecção do corpo mediante características e critérios de selecção e utilização.

Manutenção de Equipamentos de Protecção Individual
Cuidados a seguir na manutenção e utilização de Equipamentos de Protecção Individual.

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Responsabilidade Social das Organizações: Perspectivas de Invest

Resumo
Numa sociedade cada vez mais globalizada, turbulenta e deesequilibrada, o tema da responsabilidade social das organizações veio para ficar! Contudo, deve ser desmistificado, porquanto:
• Não é uma moda mas um novo paradigma de gestão;
• Não é um “negócio” de alguns mas uma prática organizacional coerente e continuada, de compromisso com a Sociedade;
• Não é uma acção de comunicação para maquilhagem de más práticas mas sim uma estratégia holística e sustentável;
• É simples e está ao alcance de qualquer organização; contudo, pode exigir reestruturações e mudança de mentalidades.

De: MiguelSeabra e Jorge Rodrigues
(edições pedago)

Nota pessoal:
Li, (na transversal), e retirei bastante informação da qual a minha perspectiva não se tinha debruçado. Exponho aqui por achar que não nos ocupa espaço dar uma vista de olhos sobre o tema.
É um livro "caro" por isso li na fnac.
Magda Fonseca

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"As medidas de simplificação administrativa partem da análise dos processos de um dado serviço público e têm como objectivo modificá-los com vista à redução dos encargos administrativos para os cidadãos e para as empresas. Neste contexto, o procedimento de consulta pública com recurso à internet apresenta-se como sendo o mecanismo mais adequado à prossecução desta finalidade, no quadro de valorização da cidadania, promoção da participação democrática, transparência e responsabilização preconizado pelo XVII Governo Constitucional no Programa Legislar Melhor. Assim pelo terceiro ano consecutivo, foi adoptado pelo Governo o processo de consulta pública, no âmbito da preparação do Programa Simplex 2009. "