terça-feira, 13 de abril de 2010

A Igualdade de Género no Coração do Trabalho Digno

O ano 2009 é significativo em muitos aspectos para a Organização Internacional do Trabalho (OIT). É o 90º aniversário da fundação da OIT, o 10º aniversário do seu plano de acção para a igualdade de género e no ano em que a Conferência Internacional do Trabalho (CIT) irá realizar um debate geral sobre "Igualdade de género no coração do Trabalho Digno".

Para incentivar a discussão sobre este tema, a OIT lançou uma campanha mundial sobre a igualdade de género e o mundo do trabalho.

Objectivos da campanha
•aumentar o conhecimento geral e a compreensão das questões sobre a igualdade de género no mundo do trabalho;
•salientar a especificidade das ligações entre a igualdade de género e a garantia de trabalho digno para todos os homens e mulheres;
•Promover a ratificação e a aplicação das principais normas da OIT sobre a igualdade de género; e
•defender a importância de superar as barreiras existentes à igualdade de género como benéfica para todos/as.
Doze temas A campanha é construída em torno de doze temas do Trabalho Digno. Estes temas serão analisados sob uma perspectiva de género, mostrando como diversas questões podem afectar as mulheres e os homens de maneira diferente no seu acesso aos direitos, emprego, protecção social e diálogo social.
Especial - Em defesa dos interesses das mulheres: 90 anos de acção da OIT
Brochura em português







Trabalho seguro e digno para homens e mulheres
Brochura em português







Trabalho e família. Partilhar é a melhor forma de cuidar!
Brochura em português







Diálogo social no trabalho. Dar voz e poder aos homens e às mulheres.
Brochura em português







Empregos verdes! Melhorar o ambiente como ferramenta para a igualdade de género
Brochura em português








« Restantes temas » Campanha da OIT
in OIT Notícias 09-04-2010


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Responsabilidade Social das Organizações: Perspectivas de Invest

Resumo
Numa sociedade cada vez mais globalizada, turbulenta e deesequilibrada, o tema da responsabilidade social das organizações veio para ficar! Contudo, deve ser desmistificado, porquanto:
• Não é uma moda mas um novo paradigma de gestão;
• Não é um “negócio” de alguns mas uma prática organizacional coerente e continuada, de compromisso com a Sociedade;
• Não é uma acção de comunicação para maquilhagem de más práticas mas sim uma estratégia holística e sustentável;
• É simples e está ao alcance de qualquer organização; contudo, pode exigir reestruturações e mudança de mentalidades.

De: MiguelSeabra e Jorge Rodrigues
(edições pedago)

Nota pessoal:
Li, (na transversal), e retirei bastante informação da qual a minha perspectiva não se tinha debruçado. Exponho aqui por achar que não nos ocupa espaço dar uma vista de olhos sobre o tema.
É um livro "caro" por isso li na fnac.
Magda Fonseca

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"As medidas de simplificação administrativa partem da análise dos processos de um dado serviço público e têm como objectivo modificá-los com vista à redução dos encargos administrativos para os cidadãos e para as empresas. Neste contexto, o procedimento de consulta pública com recurso à internet apresenta-se como sendo o mecanismo mais adequado à prossecução desta finalidade, no quadro de valorização da cidadania, promoção da participação democrática, transparência e responsabilização preconizado pelo XVII Governo Constitucional no Programa Legislar Melhor. Assim pelo terceiro ano consecutivo, foi adoptado pelo Governo o processo de consulta pública, no âmbito da preparação do Programa Simplex 2009. "